Arquivos da categoria: Minha vida

bolo de banana

Bolo de Banana sem Farinha sem Açúcar (com versão sem ovo)

Se você é novo aqui no blog, talvez não saiba que um de meus filhos é alérgico a ovo e a proteína do leite de vaca. Por isso tenho algumas receitas sem esses ingredientes. A receita campeã é o waffle, que pode ser adaptado para a famosa panqueca americana, muito amada por aqui!

BOLO DE BANANA SEM FARINHA SEM AÇÚCAR (que achei aqui no site Panelaterapia)

Ingredientes:

– 2 bananas nanicas ( devem estar beeem maduras, quase estragando);

– 1/2 xícara de uvas passas pretas;

– 2 ovos pequenos;

– 1/4 xícara de óleo;

– 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);

– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

* Minha xícara medidora tem 220ml.

Bati tudo no liquidificador (deixei o fermento por último), mas se seu liquidificador não for muito potente aconselho a bater os ingredientes mais leves e juntar a aveia e o fermento em uma tigela porque essa massa é bem densa.

Na hora de assar fiquei na dúvida se deveria enfarinhar ou não a forma, então untei e polvilhei farinha de trigo. Acredito que dê para polvilhar com aveia em flocos finos (é que eu só tinha a aveia normal).

Levei para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos.

* O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Observações importantes: 
– Eu não achei propriamente sem açúcar, mas eu colocaria 2 colheres (sopa). Isso vai do gosto de cada um, minha mãe achou perfeito. Também depende do quanto a banana está madura, pois quanto mais madura, mais doce.
– Ele sai do forno bem crescido e depois murcha um pouco, é normal. Mesmo assim permanece super macio e úmido (amei a textura).
– Na hora de servir, polvilhe canela e /ou mel.

OBSERVAÇÕES ALEGRIA DE MÃE:

Uso forma para cupcake, fica bom também. Para adaptar para o meu filho alérgico, simplesmente deixo de usar o ovo, e o bolo fica fofinho e delicioso. Meu filho não gosta da fruta banana, creio que a textura o incomoda, mas não deixo de oferecer. Mesmo sendo de banana, ele come esse bolinho e muito bem! hehe

Como já usa uva passas, não acrescento o açúcar e fica docinho. Esses dias achei que a banana não estava tão madura e por isso não ficaria tão doce, acrescentei açúcar e achei doce demais.

Enjoy!

Carmen

 

 

 

IMG_7499

Massa de pizza sem leite, sem ovo

Oi meninas,

esses dias fiz uma receita de massa de pizza sem leite, sem ovo. Já usei outras receitas que também não usam leite, mas essa fica bem gostosa. Fica mais a minha cara! 😉 Já sabe o que pode preparar com seus filhos hoje a noite!

Claro que meus ajudantes colocaram a mão na massa também! Essa foto aí de cima é obra do meu filho de 2 anos.

Vamos para a receita (que encontrei aqui):

1 sachê de fermento biológico seco instantâneo
4 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de sal (coloquei 2 colheres)
500 gramas de farinha de trigo
1 copo e meio (aprox. 300 ml) de água morna
1 colher de sopa de azeite

1. Misture numa vasilha grande o fermento, o açúcar e o sal. Acrescente a farinha de trigo e misture.
2. Acrescente a água morna de uma vez só e misture. Coloque o azeite e amasse bem a massa dentro da vasilha mesmo, até que esteja macia e sem grudar nas mãos. Se for preciso acrescente mais um pouco de farinha.
3. Deixe descansar dentro de um local quente coberto com um pano de prato até dobrar de tamanho – aprox. 45 minutos.
4. Separe e abra a massa conforme desejar (eu abri usando um rolo para facilitar).
5. Pré-asse em forno BEM quente (acima de 200 graus) antes de rechear. Depois de pré-assadas, recheie conforme seu gosto e leve de volta ao forno BEM quente até dourar (eu coloquei na grelha debaixo, que fica mais próxima a chama). Se não for usar todos os discos de massa, é só congelá-los depois de pré-assado.

(Como nem todos precisam da restrição alimentar aqui em casa, um lado tinha queijo. No outro lado usei carne moída que sobrou do almoço, milho, tomate, manjericão e orégano – o filho comeu e repetiu.. =) )

IMG_7503

Abraços,

Carmen

Obs: não esqueça de participar do sorteio! Vai até amanhã o prazo para participar, e domingo farei o sorteio!

rotulo

Qual o seu rótulo? ou FIQUE DE OLHO NO RÓTULO!!!

 

Há algum tempo atrás, descobrimos que nosso filho caçula, de 1 ano e 5 meses, tem alergia à proteína do leite de vaca e alergia à ovo! Como nutricionista, é um desafio ser mãe de um paciente! =) Geralmente, alergias desse tipo são passageiras e a chance de deixar de ser alérgico a esses componentes, aumenta com a idade.

Agora se tornou rotina olhar os rótulos dos produtos.

Então comecei a pensar se nós tivéssemos rótulos, nos quais estivessem escritos os ingredientes que contemos, como seria?

Talvez em alguns se leria:

“Alto teor de pecado”

“Contêm traços de raiva”

“Contaminado com ansiedade

E assim por diante….

Sim, todos nascemos pecadores, mas temos a chance de nos arrependermos e crermos em Jesus como o nosso Salvador!

Ele sabe exatamente o que está dentro de você, quais ingredientes estão em maior porcentagem, quais estão faltando, quais você esqueceu de guardar no “pacote”, quais você finge não ver.

Se tivermos o Senhor Jesus como nosso Salvador e Senhor de nossas vidas e andarmos com Ele, teremos o que a Bíblia chama de frutos, aquelas coisas que deveriam ser lidas como ingrediente em nosso rótulo:

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.” Gálatas 5:22

Meu desejo é que você busque preencher seu “produto” com esses ingredientes: AMOR, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE  e FIDELIDADE!

Então, FIQUE DE OLHO NO RÓTULO, para que, quando as pessoas estiverem perto de você, consigam “ler” somente ingredientes com o sinal positivo!

rotulo

No próximo post teremos uma receita de bolo de chocolate sem leite e sem ovos! Delicioso!

Permaneçam firmes no Senhor,

Bjos,

Carmen