Vamos brincar ao Sol!!!

As crianças de hoje em dia passam pouco tempo ao ar livre, e mais tempo em frente a TV e aparelhos eletrônicos. O que muitas pais não sabem é que estão prejudicando seus filhos em vários aspectos, mas hoje falaremos da Vitamina D:

A vitamina D é “recebida” através da exposição solar! De preferência, sem uso de protetor solar, de 15 a 20 minutos.

Ela é necessária para a absorção de cálcio e sua deposição nos ossos.

Mas pesquisas sendo feitas estão descobrindo mais funções da vitamina D, como por exemplo: papel na prevenção da obesidade, de infecções, no sistema imunológico.

Alguns alimentos, especialmente peixes gordos ( tipo o salmão, que têm gordura intrínseca, porque a vitamina é solúvel em gordura), são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90{e6c5ab9639215751e50ec1bbe9a31fe2c767844727eed1e9bc67f49ce239272d} da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Por isso devemos estimular a alimentação correta e brincadeiras ao ar livre.

Tomar sol é fundamental para evitar a carência do nutriente.

Minha intenção nesse post foi mostrar a importância das crianças voltarem a brincar fora de casa, expostas ao Sol! Se quiser saber mais, procure o pediatra ou nutricionista.

Fonte:

(Mahan e Scott-Stump, 2002) Krause: Alimentos, Nutrição & Dietoterapia

Sociedade Brasileira de Pediatria , link aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.