Bolo de Banana sem Farinha sem Açúcar (com versão sem ovo)

Se você é novo aqui no blog, talvez não saiba que um de meus filhos é alérgico a ovo e a proteína do leite de vaca. Por isso tenho algumas receitas sem esses ingredientes. A receita campeã é o waffle, que pode ser adaptado para a famosa panqueca americana, muito amada por aqui!

BOLO DE BANANA SEM FARINHA SEM AÇÚCAR (que achei aqui no site Panelaterapia)

Ingredientes:

– 2 bananas nanicas ( devem estar beeem maduras, quase estragando);

– 1/2 xícara de uvas passas pretas;

– 2 ovos pequenos;

– 1/4 xícara de óleo;

– 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);

– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

* Minha xícara medidora tem 220ml.

Bati tudo no liquidificador (deixei o fermento por último), mas se seu liquidificador não for muito potente aconselho a bater os ingredientes mais leves e juntar a aveia e o fermento em uma tigela porque essa massa é bem densa.

Na hora de assar fiquei na dúvida se deveria enfarinhar ou não a forma, então untei e polvilhei farinha de trigo. Acredito que dê para polvilhar com aveia em flocos finos (é que eu só tinha a aveia normal).

Levei para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos.

* O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Observações importantes: 
– Eu não achei propriamente sem açúcar, mas eu colocaria 2 colheres (sopa). Isso vai do gosto de cada um, minha mãe achou perfeito. Também depende do quanto a banana está madura, pois quanto mais madura, mais doce.
– Ele sai do forno bem crescido e depois murcha um pouco, é normal. Mesmo assim permanece super macio e úmido (amei a textura).
– Na hora de servir, polvilhe canela e /ou mel.

OBSERVAÇÕES ALEGRIA DE MÃE:

Uso forma para cupcake, fica bom também. Para adaptar para o meu filho alérgico, simplesmente deixo de usar o ovo, e o bolo fica fofinho e delicioso. Meu filho não gosta da fruta banana, creio que a textura o incomoda, mas não deixo de oferecer. Mesmo sendo de banana, ele come esse bolinho e muito bem! hehe

Como já usa uva passas, não acrescento o açúcar e fica docinho. Esses dias achei que a banana não estava tão madura e por isso não ficaria tão doce, acrescentei açúcar e achei doce demais.

Enjoy!

Carmen

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.