Beleza verdadeira, o que é?

Olá mamães,
hoje em dia as crianças já estão recebendo uma enorme carga de errônea definição do que é ser bela. Se nosso exemplo e alvo é sermos como Jesus Cristo, então devemos demonstrar isso também, principalmente para que os pequenos olhos que nos acompanham todos os dias, entendam, na prática, o que é ser bela. Veja algumas dicas que Tricia Goyer nos dá (http://www.triciagoyer.com/how-to-teach-what-being-beautiful-looks-like/):
“Nossa cultura enfatiza a beleza exterior, mas é o que está no interior que conta. A pergunta é: Como nós ensinamos isso para as nossas meninas?
“Eu estou bonita, mamãe?” Minha filha de três anos me olha com seus grandes olhos castanhos, antecipando minha resposta. Ela é linda para mim. Mas é isso o que realmente importa para ela? Para o seu coração?
“Você está linda hoje, querida.” Eu a puxo para um abraço apertado. “Mas sua alegria interior está especialmente brilhante esta manhã – e o que está em seu coração é a parte mais linda.”
Eu amo o que 1Pedro 3:3-4 diz sobre isso:
“O enfeite delas não seja o exterior…mas o homem encoberto no coração, no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.”
Por vivermos em um mundo obcecado com a aparência física, é importante ensinarmos esse conceito para os nossos filhos quando ainda são pequenos.
Em “Beleza e o Melhor”, a autora Debra Evans, escreve:
“Nas Escrituras, beleza física jamais é usada como metáfora para bondade ou vista como algum tipo de virtude moral. Ao contrário dosco tos de fada que abundam nossa cultura, na beleza não existe poder mágico para tornar pessoas más em boas.
O “expert” em criação de filhos Mary Manz Simon, Ed.D, concorda:
“Nós podemos contar a nossa criança, ‘Oh, você está bonita’, e isso certamente é apropriado, mas temos que ter certeza de ter equilíbrio, colocando foco nos dons e talentos dados por Deus.”
Como ensinar o que “ser bonita” é:
Observe quais características (2 ou 3) sua filha tem naturalmente, como honestidade ou paciência, e então enfatize-as. “Seja bem específica com o seu elogio para que sua filha saiba exatamente qual ação deve repetir para que sua beleza interior brilhe,” Dr.Simon diz.
Considere metas significativas que você tem para sua filha. Você acredita que sua filha pode ser uma grande cientista ou musicista? Deixe-a saber. Existem chances de que se achar bonita no espelho pode não estar nessa lista.
Pegue-a “sendo bonita.” Apesar de minha pré-escolar continuar buscando palavras afirmativas sobre sua aparência, mas ela também busca elogios sobre sua maneira gentil, sua criatividade, e sua generosidade. Enquanto observava minha filha dando uma pintura feita por ela, eu pude observar um brilho em seus olhos. Era beleza real…e eu contei isso a ela.
Mais dicas:
  •  Dê a sua filha um senso de identidade. Conte a ela que é uma criação especial projetada por Deus. Assim como Deus a fez diferente de todo mundo, no seu exterior, Ele também a fez de maneira única no seu interior.
  • Leva sua filha para frente do espelho e mostre a ela a beleza de seu sorriso  e o brilho de seus olhos. Conte a ela que é a beleza interior transbordando para o exterior.
  • Quando sua criança demonstra uma boa atitude e qualidades de caráter divino, tenha certeza de mencioná-los. Quando ela procurar por elogios sobre sua aparência física, também mostre qualidades interiores.
  • Ore com sua filha todos os dias, especificamente pedindo a Deus para ajudá-la a amar outros de maneira que O agrade.
  • Quando você lê histórias para a sua criança, discuta as qualidades interiores dos personagens – positivas e negativas. Saliente que não podemos julgar o coração das pessoas pela aparência externa. Por exemplo, a madrasta da Branca de Neve, apesar de linda, foi má.
  • Quando ler histórias da Bíblia, fale sobre pontos fortes internos – a obediência de Noé, a fidelidade de Daniel, a coragem de Ester, e assim por diante.
  • Quando outra criança (ou sua própria criança) comportar-se mal, converse em particular com seu filho sobre a “feiúra” da desobediência. Foque nas ações erradas, não na pessoa. Faça o seu filho pensar em maneiras de não ter tal comportamento.
  • “Patrocine” ou ore por crianças em outros países. Mostre a sua criança que mesmo que outras pessoas possam parecer diferentes no exterior, nós todos somos criação especial de Deus.
E você? Como você ensina sua filha o que é a beleza verdadeira?”
Deus nos ajude e capacite a transmitir o verdadeiro sentido da palavra beleza!
Tenham um ótimo domingo,
Carmen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.