Arquivos mensais: fevereiro 2015

IMG_7499

Massa de pizza sem leite, sem ovo

Oi meninas,

esses dias fiz uma receita de massa de pizza sem leite, sem ovo. Já usei outras receitas que também não usam leite, mas essa fica bem gostosa. Fica mais a minha cara! 😉 Já sabe o que pode preparar com seus filhos hoje a noite!

Claro que meus ajudantes colocaram a mão na massa também! Essa foto aí de cima é obra do meu filho de 2 anos.

Vamos para a receita (que encontrei aqui):

1 sachê de fermento biológico seco instantâneo
4 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de sal (coloquei 2 colheres)
500 gramas de farinha de trigo
1 copo e meio (aprox. 300 ml) de água morna
1 colher de sopa de azeite

1. Misture numa vasilha grande o fermento, o açúcar e o sal. Acrescente a farinha de trigo e misture.
2. Acrescente a água morna de uma vez só e misture. Coloque o azeite e amasse bem a massa dentro da vasilha mesmo, até que esteja macia e sem grudar nas mãos. Se for preciso acrescente mais um pouco de farinha.
3. Deixe descansar dentro de um local quente coberto com um pano de prato até dobrar de tamanho – aprox. 45 minutos.
4. Separe e abra a massa conforme desejar (eu abri usando um rolo para facilitar).
5. Pré-asse em forno BEM quente (acima de 200 graus) antes de rechear. Depois de pré-assadas, recheie conforme seu gosto e leve de volta ao forno BEM quente até dourar (eu coloquei na grelha debaixo, que fica mais próxima a chama). Se não for usar todos os discos de massa, é só congelá-los depois de pré-assado.

(Como nem todos precisam da restrição alimentar aqui em casa, um lado tinha queijo. No outro lado usei carne moída que sobrou do almoço, milho, tomate, manjericão e orégano – o filho comeu e repetiu.. =) )

IMG_7503

Abraços,

Carmen

Obs: não esqueça de participar do sorteio! Vai até amanhã o prazo para participar, e domingo farei o sorteio!

timotheo 2

Receita de Waffles sem leite, sem ovo (ou panqueca americana)

Oi meninas,

conforme prometido, aqui vai a receita de Waffles sem leite, sem ovo (adicionando 1/4 de copo de água, a RECEITA FUNCIONA COMO MASSA PARA PANQUECAS AMERICANAS):

Ingredientes:

– 1 copo de farinha de trigo

– 1/4 de copo de farinha de trigo integral

– 2 col chá de fermento em pó

– 2 col sopa de açúcar

– 2 col sopa de óleo

– 1 e 1/4 copo de água fria (temperatura ambiente)

– pitada de sal

– Dica: acrescente 1 colher de chá de essência de baunilha, para ficar mais saboroso.

Modo de preparo:

Mistura todos os ingredientes secos em uma vasilha de tamanho médio. Faça um buraco no meio da mistura, então acrescente a água e o óleo. Misture até ficar homogêneo.

Cozinhe em seu aparelho de waffles até atingir a cor desejada.

Usamos essência de maple syrup para regar os waffles. Como nem sempre é fácil de se encontrar, você pode colocar geléia, calda de morangos (huummm…fica bom!), chantilly (para os não alérgicos)…ou o que sua criatividade permitir! Passe aqui depois para contar como ficou!

Obs: já fizemos as panquecas com essa receita, fica muito bom também!

Receita do site em inglês aqui.

 

Até a próxima,

Carmen

O que você está consumindo?

Oi meninas,

Você já teve deixou de fazer algo por causa dos seus filhos?

Essa semana, meu filho de 2 anos, teve consulta de rotina com a médica alergista. Fez o teste cutâneo novamente. Havia feito exame de sangue também. Já tínhamos retirado leite e ovo da dieta dele. Na consulta anterior, a médica havia comentado que seria interessante eu continuar amamentando. Nessa semana, ela sugeriu mudar a minha dieta também. Devo deixar de consumir leite e ovo, pois está “passando” pelo meu leite, para o meu filho, gerando assim as reações que já deveriam ter parado.

Algo que eu faço, no caso, consumo, afeta o meu filho.

E no nosso dia-a-dia, o que estamos consumindo?

Estamos consumindo tempo em frente a televisão? Conversas sobre outros? Talvez livros não próprios? Ou desenhos animados que não nos influenciarão para o correto? Estamos consumindo gritos? Brigas familiares?

Tudo o que nós, pais e mães, consumimos, será a base do que nossos filhos irão consumir. E os afetará. De uma forma ou de outra. Assim como o leite e ovo que eu consumo, afetam meu filho.

Por exemplo: se você assiste novela, onde na maioria das vezes, aparecem cenas de sexo, homossexualismo, traição, constantes brigas, filhos desobedecendo aos pais, namoro não-bíblico, etc, seu filho pensará que tudo isso pertence ao mundo mesmo, e que é assim que é, e pronto. Você está consumindo pensamentos e ações anti-bíblicas, e oferecendo ao seu filho.

Existem muitos outros exemplos que podemos citar.

Mas, e o que devemos consumir?

As crianças, desde muito pequenas, nos observam e nos tem como espelhos.

Se quero o bem dos meus filhos, vou consumir tempo na leitura da Bíblia, tempo de oração. Consumirei edificação de outras pessoas. Vou consumir tempo junto com meus filhos, para ensiná-los as verdades da Bíblia. E isso que consumo, os afetará, mas dessa vez de forma positiva.

Antes de oferecer a seus filhos, você deve analisar se aquilo os afetará de forma que agrada a Deus ou de forma que desagrada. Quero encorajá-la a oferecer “produtos” que Deus aprova.

As reações aos “produtos”, todos poderão ver. Talvez, não agora, mas num futuro bem próximo, apareça a “alergia” que você poderia ter ajudado a curar!

Sem querer, você pode estar dizendo “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço!”

O que você tem consumido? E como você percebe que aquilo que você consome está afetando os seus filhos?

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém.(…) 1 Coríntios 6:12b